domingo, 15 de abril de 2012

TOP 10 - MÚSICAS MAIS MARCANTES

Fala, galera! Estamos aqui hoje com o primeiro TOP 10 do Um Hit Point!

Resolvemos começar esta atração do site com o TOP 10 - MÚSICAS MAIS MARCANTES, então reuniremos aqui as 10 músicas que mais marcaram e que mais influenciaram o mundo dos video games.

Mas atenção: esta lista não se baseia nem de leve em conceitos técnicos, no quanto a música é profunda, usa muitos instrumentos, ou o quanto é afinada. Ainda porque, eu não sou nem minimamente qualificado para avaliar isso, eu nem saberia dizer o motivo da "Ode à Alegria" ser melhor do que "Ai se eu te Pego".

Os critérios para este ranking são a emoção que essas músicas conseguem passar ao jogador, o quanto ajudam na imersão e o quanto são capazes de levar o gamer de volta àquele mundo apenas por ouvir algumas de suas notas. E o ranking fala apenas de músicas em específico, as trilhas sonoras como um todo farão parte de outro Top 10 mais pra frente.

Também, foram excluídas as que não têm nada a ver com o jogo em si, como as de Guitar Hero, do rádio do GTA ou do Tony Hawk Pro Skater, que já existiam e foram simplesmente usadas nos games.

Obviamente, eu não joguei todos os jogos que existem, apesar de vontade não me faltar. Então, deve haver muitas músicas ótimas que ficaram de fora porque não conheço, além daquelas que acabaram não sendo incluídas porque, apesar de eu gostar muito, tive que escolher só 10. Se você sentiu falta de alguma, é só falar nos comentários ou na nossa fanpage no Facebook.

Agora chega de papo e vamos ao que interessa!


10ª Posição - Tetris Main Theme



Sim, nossa primeira homenageada é uma música de 8 bits, original da versão de Tetris para o Gameboy. Na verdade, há outras músicas que podem ser selecionadas, mas esta é a mais conhecida.

Ela pode não ser tocada por uma orquestra (apesar de muitas já a terem tocado posteriormente), nem usar vários instrumentos em sua composição, mas, sempre que a ouço, me dá uma vontade absurda de sair encaixando diversos grupos de 4 cubos até formar linhas.


9ª Posição  - Passion - Kingdom Hearts 2


Essa só não conseguiu uma posição melhor porque não foi feita pensando no game, apesar de terem feito algumas modificações na hora de usá-la, o bastante para ser contada neste ranking.

O que a faz estar presente aqui não é apenas a música em si, que é cantada impecavelmente pela Utada Hikaru, mas o conjunto dela com as cenas da abertura do game, que juntas foram o bastante para me deixar extremamente maluco para acompanhar a história e conhecer os personagens.

É uma pena que eu não tenha jogado o Kingdom Hearts 1 antes. Assistir à abertura do jogo, com essa música, envolvendo personagens pelos quais eu já tivesse algum carinho, teria sido ainda mais impactante.


8ª Posição  - Dragon Age: Origins Theme



Uma música lírica, com uma parte instrumental contagiante e uma voz incrível, cantando no que parece ser uma língua estranha, provavelmente um idioma antigo do mundo em que se passa o jogo.

Mas... na verdade, não há uma letra, a cantora simplesmente refletiu os sons que vieram à sua cabeça com base nos instrumentos. Mesmo assim, ela faz um ótimo trabalho em introduzir o jogador àquele mundo e ao espírito daquela aventura antes mesmo dele apertar Start.


7ª Posição  - Still Alive - Portal



Eu ouvi Still Alive pela primeira vez na Video Games Live de 2010. Não sabia de que jogo era, quem cantava, nem nada. Mas só de ouvi-la uma vez fiquei desesperado para saber de onde vinha. Então, decorei algumas partes da letra, tasquei no Google e... Portal 1.

Foi por causa dela que peguei esse jogo pela primeira vez. E, ao terminá-lo e ouvir novamente a música, ela se tornou ainda melhor, pois desta vez eu sabia do que falava, sabia quem estava cantando e sabia qual era a história por traz dela.

Um encerramento muito original e contagiante para fechar com chave de ouro um dos melhores games já feitos. Ainda hoje, dois anos depois, de vez em quando ela volta a ficar presa na minha cabeça.


6ª Posição  - God of War Main Theme



Bom... você é o avatar do Deus da Guerra (e, depois, o próprio Deus da Guerra) e está em uma missão de vingança, que envolve sair mutilando e decapitando milhares de seres mitológicos e deuses. Obviamente, precisa de uma música tema à altura.

Eu nunca fui de prestar muita atenção em trilhas sonoras, ainda mais em games como God of War, em que os gráficos são tão incríveis que acabam desviando ainda mais minha atenção.

Mas, quando ouvi essa música sendo tocada na Video Games Live, pelo próprio compositor, reparei que eu a conhecia inteira, mesmo nunca tendo prestado atenção. Foi aí que entendi: a grandiosidade de God of War não está apenas nos gráficos. Eles não causariam nem metade do impacto se não viesse acompanhada de uma trilha sonora à altura.

E isso se aplica a qualquer game: já viu um jogo realmente bom que não seja acompanhado de uma trilha sonora tão memorável quanto ele?


5ª Posição  - Warthog Run - Halo 3



Seria um crime não colocar nenhuma música da série Halo nesta lista. Felizmente, há duas horas atrás eu terminei Halo 3 com meu irmão e, nas partes finais, me deparei com esta, que não poderia ficar de fora.

A fuga com o Warthog é uma das últimas cenas do Halo 3 e tem um ritmo alucinante. Se isso não bastasse, a trilha sonora aumenta ainda mais essa sensação de urgência e deixa o jogador desesperado para conseguir se livrar logo dos inimigos e cair fora o mais rápido possível.


4ª Posição  - The Legend of Zelda Theme



O que me surpreende nessa música é que ela parece não mudar ou, se muda, é muito pouco. Se você pegar o modo como é tocada hoje, seja nos jogos ou em apresentações de orquestras ao vivo, verá que continua basicamente a mesma da época do Super Nintendo.

E isso não significa que seja ruim, pelo contrário! Isso é um grande mérito! Ela foi tão bem feita, mesmo sofrendo com as limitações de um console de 16 bits, que até hoje pouco encontraram que poderiam melhorar nela. Adicionam instrumentos, mudam alguns tons, mas não adianta, a música tema de Zelda é sempre a mesma.

E Nintendo, uma dica: mantenha assim. Mesmo depois de 15 anos jogando Zelda, eu continuo me empolgando tanto quanto da primeira vez.


3ª Posição  - Skyrim Theme



Esta é a responsável por eu levar tanto tempo para começar uma partida de Skyrim: eu tenho que esperar tocar toda a música, na tela de título, antes de apertar Enter.

Uma música forte, com várias batidas, tambores e um coro que poderia muito bem ser um exército entoando uma canção de marcha na língua dos dragões, louvando o Dragonborn e jurando lealdade a ele. E quem é o Dragonborn? Você!

Então, em determinado momento, você estará em uma batalha contra um dragão, dando espadadas e segurando o sopro de fogo com seu escudo, e de repente começa a tocar essa música. Se você não se sentir um verdadeiro matador de dragões... vá jogar The Sims, sério. Isto aqui não é pra você.


2ª Posição  - One Winged Angel - Final Fantasy VII



Imagine essa situação: você está com mais de 70h de jogo, já conhece o perfil e o passado de todos os seus personagens o bastante para gostar muito ou odiar (Caith Sith) cada um deles e está enfrentando aquele que sabe ser um dos maiores vilões já criados. Então, após um longo combate, ele cai. Você comemora, pensando que finalmente acabou, que conseguiu vencer.

Mas eis que sobe uma nova música, muito mais majestosa do que as anteriores, e ele ressurge em uma nova forma, um anjo com apenas uma asa, pronto para dar continuidade a uma das batalhas mais famosas da história dos video games.

A One Winged Angel se tornou tão marcante e notória que foi remixada e reutilizada diversas vezes depois, em diversos jogos e no filme Advent Children, além de quase sempre encerrar as apresentações da Video Games Live.


1ª Posição  - Super Mario World Theme



Alguma dúvida quanto ao motivo desta escolha?

Desde o início, Mario foi um personagem de muito sucesso, não só pelo seu carisma, mas também pelo modo cuidadoso com que eram tratados todos os aspectos de seus jogos. E quanto à trilha sonora, não foi diferente.

O tema de Super Mario World é, provavelmente, a mais famosa música de todos os jogos. Se você tocá-la na sua escola, faculdade ou trabalho, certamente alguém reconhecerá. Essa música marcou uma geração, mas também é reconhecida por várias outras, tanto pelos nossos pais, que nos ouviam jogando, quanto pelas crianças de hoje, que continuam acompanhando todas as aventuras deste personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário