terça-feira, 10 de abril de 2012

Ninja Reflex: Steamworks Edition - RESENHA

Gênero: Indie
Desenvolvedor: Sanzaru Games
Publisher: Nunchuck Games
Plataformas: PC
Lançamento: Março de 2008
Nota: 7,5 de 10,0
Onde comprar: Steam - http://store.steampowered.com/app/13000/


Você se considera um bom jogador? Acha que tem o que é necessário para zerar qualquer game na dificuldade máxima? Conseguiria entrar em um jogo multiplayer e fazer seus adversários sentirem que deveriam jogar apenas The Sims? Não? Então temos aqui um game que pode te ajudar nisso.

Sim, essa é exatamente a proposta dele: ser um jogo que te treina em habilidades que você precisará para jogar outros games. Através de uma série de desafios, ele vai te obrigando a melhorar seu controle de movimentos, reflexos, visão e tudo o mais que um gamer experiente desenvolve com o passar do tempo. Estou falando de NINJA REFLEX: STEAMWORKS EDITION!
 

O jogo todo se passa em um dojo. Você tem um mestre chinês velhinho, parecido com o Pai Mei, só que menos agressivo. Esse mestre lhe trará 6 tipos de treinamentos, cada um deles divididos em dois ou mais desafios, todos responsáveis por testar uma parte da sua habilidade como gamer. Isso tudo em meio a diversas referências a jogos da Valve, as quais eu sempre fico um tempão procurando.

No início, você estará na faixa branca e os testes que fará serão bem simples, só o bastante para pegar o jeito dos controles e entender como funciona cada teste. Mas, conforme for completando mais desafios e subindo de faixa, eles se tornam cada vez mais difíceis, de maneira que em determinado momento serão necessárias muitas e muitas tentativas para passar.

Esse é o mestre que te acompanhará, e... SAI DE CIMA DO MEU
COMPANION CUBE, SEU MALVADO!!

Os treinamentos se dividem em seis categorias: No primeiro, de shuriken, é necessário acertar os alvos móveis, clicando neles e arrastando o mouse em seguida. No de hashis, há várias moscas voando, que devem ser capturadas e colocadas dentro de uma tigela. Há também o de katanas, no qual vários Onis lhe atacam e o objetivo é descobrir de qual lado virá o ataque, bloqueá-lo e contra-atacar. Também temos o dos vaga-lumes, que consiste em clicar o botão do mouse assim que o inseto aparece para pegá-lo. O de nunchaku, que eu considero o mais difícil, exige que o jogador clique o mouse no momento certo sem parar de fazer um movimento contínuo em forma do sinal de infinito. E, por fim, no treino Koi, você deve acompanhar suavemente os peixes com o mouse e pegá-los quando saltarem da água.

Mova o mouse com suavidade, para não espantar os peixes

Cada uma dessas categorias tem variações que vão sendo desbloqueadas com o decorrer do jogo e, quando todas tiverem sido devidamente superadas, o passo seguinte é fazer o teste para mudança de faixa. Este consiste em três desafios aleatórios, muito mais difíceis que os anteriores, e é preciso se sair bem em todos para ser aprovado.

Obviamente, esse jogo não fará de você um ninja de verdade, nem te colocará em primeiro lugar nos leaderboards, mas mesmo assim é bastante divertido. Com o passar do tempo, você precisará de várias tentativas para passar em cada teste e ao final seus resultados, que são medidos em milésimos de segundo, melhorarão muito.

O teste de pegar as moscas com o hashi é meu preferido,
me sinto o mestre Miyagi

Uma coisa que pode ser dita é que o fato de todos os desafios serem variações dos seis primeiros acaba tornando o jogo repetitivo, mas eu não penso assim. A cada nova faixa, os testes vão ficando mais difíceis e a graça é justamente ver até onde você consegue ir. Esse aumento progressivo na complexidade, para mim, compensa a falta de variedade.

Só o que eu senti que faltou em Ninja Reflex foi algum tipo de desafio que envolvesse o uso do teclado. Todas as fases, apesar de terem uma jogabilidade diferente, são jogadas apenas com o mouse. Se incluíssem testes que usassem o teclado, não só contribuiria para não ficar tão repetitivo como tornaria o game mais completo.

É sempre recompensador receber uma nova faixa. Aliás, reconhece os óculos?

Outro modo de jogo é o de meditação. Ele funciona assim: você medita. Sim, isso mesmo, você fica um tempo com os olhos fechados, meditando, enquanto o mestre fica te falando sobre coisas que deveriam te acalmar. Agora sério... alguém REALMENTE já entrou nesse modo sem ser pra conseguir o Achievement? Só o fato de eu ter pago por um jogo que me manda fechar os olhos já tira qualquer possibilidade de eu me acalmar. Quem teve essa idéia?

No final das contas, considero NINJA REFLEX: STEAMWORKS EDITION um jogo divertido para ser jogado sem compromisso, para ver até onde você consegue chegar. O preço é baixo, o que facilita bastante, e é muito recompensador conseguir uma nova faixa ou passar de um desafio particularmente difícil. Considero um bom passatempo, especialmente se você tiver acabado de sair de um game longo e estiver recuperando o fôlego para o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário