sábado, 31 de março de 2012

Red Dead Redemption - RESENHA

Gênero: Action/Sandbox
Desenvolvedor: Rockstar
Plataformas: XBox 360 e PS3
Lançamento: Maio de 2010
Nota: 9,0 de 10,0


Eu tenho que admitir que nunca fui fã de filmes de faroeste. Não que não goste, apenas nunca me interessei muito. Apenas recentemente tive a curiosidade de ver obras como "Três Homens em Conflito" e a série do Estranho Sem Nome, do Clint Eastwood.

Deve ser por isso que demorei tanto para testar este game, que passou mais de um ano parado na minha estante antes de ser colocado pela primeira vez no PS3. Mas, assim que comecei a jogar, imediatamente fui transportado, com direito a chapéu e tudo, para dentro de um dos melhores filmes do Sergio Leone, que me deixou vidrado durante muitas semanas. Estou falando, obviamente, de RED DEAD REDEMPTION!
 

 A história desse jogo é simples e, ao mesmo tempo, muito interessante. você é John Marston, um ex-fora da lei que fazia parte de uma gangue de bandidos no estilo Robin Hood, que roubavam dos ricos e compartilhavam com os pobres. No entanto, no momento em que seus companheiros começaram a perder esse espírito e a cometer atos de violência desnecessária, você resolveu que não queria mais aquela vida e fugiu com uma prostituta que sempre andava com seu grupo, vindo a ter um filho com ela e a estabelecer uma nova vida como fazendeiro.

No entanto, o passado de John acaba voltando para assombrá-lo quando o governo federal sequestra sua família e, para poder encontrá-la de novo, você é obrigado a ir atrás de seus ex-companheiros e capturá-los (ou matá-los, o que for mais fácil).

É nesse ponto que nós encontramos nosso (anti-)herói. Toda a história pregressa dele é contada durante os diálogos que acontecem no decorrer do jogo e, mesmo o jogador não tendo vivenciado a vida de John, acaba sentindo como se o conhecesse há muito tempo, talvez pelo carisma do personagem ou pelo próprio roteiro, que é muito bem escrito.

De longe é um dos jogos mais bonitos que eu já vi

O jogo é um sandbox de um estilo muito parecido com o do GTA, ainda porque, a desenvolvedora é a mesma. Você tem uma área enorme à sua disposição, que vai se abrindo ainda mais no decorrer da história, na qual há várias cidades e entre elas grandes áreas vazias, onde você pode encontrar desde caravanas até bandidos perigosos de tocaia.

Essa é uma coisa que faz deste um jogo extremamente imersivo: o mundo parece realmente vivo. O dia e a noite se alternam, sendo que em diferentes horários você encontrará diferentes animais, pessoas e eventos acontecendo à sua volta. Além disso, o fator aleatório é muito importante, porque a qualquer momento você pode estar em um bar, jogando Poker, e de repente ouvir uma mulher gritando porque está sendo atacada por um tarado. Ou, durante uma viagem, podem te pedir ajuda para salvar alguém que está para ser enforcado ou para consertar uma carroça que quebrou. Não saber o que vai encontrar durante uma missão tem mantém atento o tempo todo, não havendo nenhum momento em que você possa realmente descansar.

Em cada área do mapa você encontrará vegetação e animais diferentes,
sem falar nas pessoas


Quanto aos combates, você tem duas opções: matar seu inimigo ou capturá-lo vivo. A captura é realmente fácil, basta se aproximar de seu inimigo e acertá-lo com seu laço, que ele ficará indefeso, pronto para ser amarrado e carregado de volta para a cidade. Mas cuidado, se você capturar um bandido procurado, as chances são de que será atacado por muitos outros no caminho para a delegacia. Quanto maior a recompensa, mais difícil será chegar inteiro.

O segundo meio de vencer uma luta, obviamente, é matar os adversários. A mecânica utilizada nesse quesito é muito parecida com a do GTA, com a mira automática e a possibilidade de se esconder atrás de objetos para escapar de levar balas indesejadas na testa. O que eu estranhei é que, ao contrário de outros games de tiro, a mira é apenas um pontinho, não um círculo ou uma cruz, que indicam a área onde o tiro pode acertar, levando-se em conta o recuo da arma e outros fatores que impedem que a mira seja perfeita. Mas, com o tempo, entendi e me acostumei. John é um pistoleiro e é o melhor no que faz. Sabe perfeitamente como compensar o recuo da arma, o vento e qualquer outro fator, por isso, se ele quer acertar um ponto, é pra lá que a bala vai.

Para confirmar minha ideia de que Marston tem uma mira não apenas rápida, mas também perfeitamente precisa, existe o Dead Eye, que é a versão deste game do bullet time. Ao ativá-lo, tudo à sua volta fica muito mais lento e, assim, você pode calmamente atirar em todos os inimigos à sua volta, que parecerão tartarugas. Essa habilidade faz de você praticamente uma máquina de dar headshots e, após certos eventos, ela vai ficando ainda melhor.

O Dead Eye ajuda muito, mas talvez seja um pouco demais

Há também um tipo de combate que te permite não matar nem capturar o adversário, que é o duelo. Nele, você faz parte de um daqueles famosos duelos de filmes de bangue-bangue em que vence quem saca mais rápido. Eles acontecem durante missões e também aleatoriamente. De vez em quando, enquanto você estiver andando pela cidade, algum valentão te desafiará e fica a seu critério aceitar ou não. Há alguns duelos específicos em que você não vencerá se não matar, mas, na maior parte das vezes, alguns tiros na mão ou no braço serão o suficiente para te dar a vitória e ainda ganhar alguns pontos de honra.

Esses pontos de honra, assim como os pontos de fama, mudam a maneira como as outras pessoas lhe vêem e tratam. A fama aumenta conforme você se torna mais notório, enquanto que a honra pode tanto aumentar quanto diminuir, dependendo se você pratica atos bons ou maus. Se estiverem altos, as autoridades talvez até lhe dêem uma colher de chá e olhem pro outro lado conforme você pratica crimes menores, mas uma honra baixa faz com que você seja evitado pela população e talvez até perseguido pela lei.

Essa cena me dá muita vontade de ver "Três Homens em Conflito"

Sim, assim como no GTA, é possível você jogar como um bandido, apesar de eu não ter feito isso. Você pode cobrir o rosto com um pano e assaltar um trem, por exemplo, ou ir logo pro faroeste macarrônico e colocar uma mocinha amarrada em cima dos trilhos, esperando o trem passar por cima dela. Quanto mais crimes cometer, mais sua honra cairá e maior será a recompensa pela sua cabeça. Então se prepare para encontar muita resistência.

Para se tornar uma verdadeira lenda do oeste, é necessário que você complete os challenges (desafios), que são uma opção disponível desde bem cedo no game. Há quatro categorias no jogo original (atirador, caçador, herbalista e caçador de tesouros) e mais algumas disponíveis por DLC. Cada categoria lhe trará dez desafios, como matar uma certa quantidade de determinado animal ou recolher determinado número de ervas de um tipo, que, se forem completados, lhe darão melhores habilidades e deixarão mais perto de ser um verdadeiro Clint Eastwood.

Nada como o bom e velho assalto ao trem pagador

Caso não tenha aspirações tão grandes, ou queira simplesmente uma distração de tantos tiroteios e cavalgadas, você também pode participar de uma boa variedade de mini-games, à maneira do velho oeste, como Poker, 21, Liar's Dice e aquela brincadeira de bater com uma faca na mesa, entre seus dedos abertos, que na vida real sempre terminam com alguém indo pro hospital. Todos esses jogos proporcionam uma boa distração depois de algumas horas dando headshots.

O modo multiplayer também é uma parte importante de Red Dead, tendo vários modos que o jogador pode escolher: no modo Free Roam, até 15 jogadores podem andar pelo mundo basicamente como no Single Player, mas podem se unir e formar grupos de até 8 pessoas para sair distribuindo o terror ou até enfrentando outros grupos. No modo competitivo, por outro lado, há a opção de lutarem cada um por si ou em times, sendo que a primeira opção sempre começa com um impasse mexicano e a segunda com um duelo de saque com um time de cada lado.

Isto é um impasse mexicano

Os gráficos do game são realmente incríveis, você se sente realmente como se estivesse no velho oeste, cavalgando em seu cavalo por terras inóspitas, tendo que lidar tanto com bandidos quanto com a vida selvagem. Os personagens são bem feitos e o cenário é melhor ainda, o que era de se esperar porque, em jogos assim, o verdadeiro atrativo é o mundo em que você está. Aliás, eu preciso fazer aqui uma menção especial à chuva, que é a melhor que eu já vi em qualquer jogo eletrônico. Você chega a sentir frio de verdade de tão real que ela é. Poucas coisas são mais emocionantes do que capturar um criminoso procurado durante uma tempestade torrencial.

A trilha sonora também foi extremamente bem-feita, especialmente as músicas que tocam ao final e em um evento importante no meio do jogo. Elas contribuem muito para a emoção que as cenas querem passar e te deixarão triste por não ter realmente vivido aquela época. Todos os demais sons também se encaixam perfeitamente, desde os tiros até os passos dos cavalos a galope.

Capturar os bandidos sempre dá recompensas maiores do que matá-los

A dublagem também tem um papel muito importante e é uma das grandes responsáveis pela empatia que sentimos pelos personagens. Mesmo meses depois de ter jogado pela última vez, ainda lembro do jeito simples do John, ou da maneira decidida e alta da Bonnie falar. Muitos personagens desta história se tornaram memoráveis graças às ótimas atuações por trás deles.

O jogo, porém, tem uma série de bugs, como é normal em games de mundo aberto, com um cenário muito grande. Mas, o que seria um grande problema, neste caso não é tão ruim. Apesar de haver aqueles que tiram totalmente a imersão, como algumas travadas inexplicáveis do cavalo e atravessadas de parede, só que muitos deles são muito divertidos, como a horsewoman, do vídeo abaixo, o que fez até com que os jogadores pedissem para que não fossem consertados em futuros patches.

Assim como John, Bonnie é uma personagem que certamente será lembrada
pelos gamers durante muito tempo

Acho que o único defeito que eu realmente vi nesse jogo é a dificuldade, que praticamente não existe. Em momento algum eu me senti realmente desafiado, mesmo quando me forçava a não usar o Dead Eye (que deixa tudo mais fácil ainda). Claro que morri algumas vezes, mas quase todas porque fiquei negligente por me sentir invulnerável. Houve até uma ocasião em que me deram uma gatling gun e eu nem tentei usá-la, fui na pistola mesmo e ainda assim consegui passar.

Ainda assim, no final das contas, acho que todos os gamers deveriam passar pelo mundo de Red Dead Redemption, pois é um exemplo de como um jogo deve ser feito. Com uma história incrível, personagens carismáticos, um mundo cheio de locais para explorar e uma ambientação sem igual (sem falar em um dos melhores finais de jogos que eu já vi), você se sentirá como um verdadeiro pistoleiro no velho oeste, lutando para recuperar sua família e para se redimir pelos seus erros do passado.

2 comentários:

  1. Adoreiii Diii =D
    beijos Kamily

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  2. Você está de parabéns, é uma bela resenha e continha aspectos que eu não sabia sobre o jogo. Gostaria de agradecê-lo por postar :)

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