terça-feira, 3 de abril de 2012

Curiosidades de Games - Parte 2

 Fala, galera! Estamos aqui com mais um episódio de CURIOSIDADES DE GAMES! Nesta seção, o Um Hit Point traz pra você fatos e curiosidades interessantes sobre o mundo dos games, tanto coisas ingame quanto da vida real. Se souberem de mais alguma coisa maneira, ou se dermos alguma mancada, é só dar um toque ou uma xingada nos comentários. E que a vida longa e próspera esteja com vocês!


Crise de identidade




O boxeador de Street Fighter II foi baseado no lutador da vida real Mike Tyson e, originalmente, no Japão, se chama Mike Bison. No entanto, quando o game foi levado para o Ocidente, ficaram com medo de que Tyson entrasse com um processo e, ao invés de só mudar o nome dele, resolveram inverter o nome de três personagens, para disfarçar. Mike Bison, o boxeador, virou Balrog. Balrog, que no Japão é o Wolverine magrelo afeminado, virou Vega. E vega, o último chefe, da roupa militar vermelha, se tornou Mike Bison. Essa troca se repete até hoje, em todos os Street Fighters.


Prefiro a versão final


Durante seu desenvolvimento, por muito tempo Sonic foi descrito como tendo presas, participando de uma banda e namorando uma garota loira chamada Madonna. No entanto, antes do lançamento do primeiro jogo, graças à intervenção de Madeline Schroeder, resolveram deixar o porco-espinho um pouco menos agressivo, para agradar ao público americano.


Só ganharam porque ele tava com sono


A batalha mais famosa do mundo dos MMORPGs ocorreu em EverQuest, contra um inimigo chamado Kerafyrm, "the Sleeper". Esse monstro era guardado por quatro dragões anciões que deveriam ser mortos antes que ele acordasse. Após acordar, ele sairia voando e destruindo todo mundo por diferentes cenários do game até desaparecer e nunca mais reapareceria no servidor. Na verdade, ele foi feito para ser impossível de matar e nem a desenvolvedora achou que fosse possível.

Mesmo assim, em 15 de novembro de 2003, três das maiores guildas se uniram para enfrentá-lo, juntando mais de uma centena de jogadores. No entanto, após mais de 3h de luta, ele simplesmente desapareceu. Dois dias depois, a SOE se desculpou e admitiu que havia removido o monstro porque ele ser morto não fazia parte dos planos, mas o recolocou de novo onde estava, dando aos jogadores mais uma chance.

Então, dois dias depois, em 17 de novembro, em torno de de 180 jogadores enfrentaram novamente Kerafyrm, em uma batalha que durou quatro horas e terminou no momento em que o monstro caiu. No final das contas, calcula-se que ele tinha cem vezes mais hit points do que os demais chefes e era capaz de matar os jogadores com apenas um golpe. Só a união de tantos jogadores tornou possível a vitória contra um inimigo que nem sequer a criadora do jogo imaginou que pudesse ser vencido.


Achei que eu era viciado


O recorde de mais tempo jogando um video game sem parar é de David Scherer, da cidade de Clarksville/TN, nos Estados Unidos. A fim de conseguir levantar dinheiro para sua equipe de natação, ele passou incríveis 55 horas jogando Grand Theft Auto sem parar. Tá aí um recorde que eu queria tentar quebrar.


Troca de papéis no mundo dos games


Até agora, existem dois jogos da série "The Legend of Zelda" em que Link está desaparecido ou foi sequestrado e deve ser salvo pela princesa, que é a personagem jogável: "Zelda - The Wand of Gamelon", de 1993, e "Zelda's Adventure", de 1994, ambos para o console CD-i. As críticas aos dois games foi tão negativa que hoje não são considerados como parte da cronologia oficial da série.


Cadê aquela vaca?


Um dos mitos de games de maior repercussão foi o da famosa Fase da Vaca, ou "Cow Level", do jogo Diablo, de 1996. Em Tristan, a única cidade do jogo, há uma vaca isolada, que não serve pra nada durante todo o jogo. Mas, ninguém sabe exatamente como, surgiram boatos de que essa vaca de algum modo seria um portal para uma fase chamada Cow Level, em que você enfrentaria diversas vacas.

O mito tomou proporções tão enormes e encheram tanto o saco da Blizzard que, quando saiu o game Starcraft, em 1998, ela fez questão de que houvesse um cheat ativado pelo comando "thereisnocowlevel" (não existe Fase da Vaca).

No entanto, a brincadeira acabou sendo tão divertida que, no Diablo 2, lançado no ano 2000, eles realmente incluíram um Cow Level, que é acessível uma vez a cada nível de dificuldade, após matar o Diablo (ou Baal, na expansão). Basta ir para o Rogue Encampment e colocar no Horadric Cube a perna do Wirt, que você consegue logo no início do jogo, e um Tome of Town Portal. Pronto, está aberta a passagem pro lendário Cow Level. Divirta-se.


Corre aí, moleque! AGORA PULA!


O jogo Prince of Persia, de 1989, apresentou movimentos de personagem extremamente realísticos, se comparados a outros games da época. Para conseguir isso, o designer Jordan Mechner, que nem de perto tinha à sua disposição os recursos atuais de captura de movimentos, filmou várias horas de seu irmão mais novo David correndo, pulando e fazendo todos os outros movimentos que deveriam ir pro jogo e os usou como referência.


Esta mensagem se autodestruirá em 3... 2...


É possível ver mensagens para os jogadores deixadas pelos desenvolvedores de Chrono Trigger dentro do jogo. Para isso, é necessário zerar o game uma vez e recomeçá-lo usando a opção "New Game +". Jogue normalmente até encontrar Lucca, mas não vá até ela e sim até o teletransporte. De lá, você será enviado para 1999 AD e enfrentará direto o último chefe.

Ao vencer, você irá para o End of Time, que estará lotado de criaturas. Cada uma delas representa um desenvolvedor que deixou uma mensagem que gostaria que o jogador lesse. Alguns se queixam do trabalho ter sido difícil, outros lhe desejam boa sorte em seus jogos e tem até aqueles que se gabam por terem feito alguma parte especialmente legal ou difícil do game.


 Podem não perder sangue, mas vão desidratar
 

Apesar de ser uma das maiores franquias de jogos de luta, Mortal Kombat gerou muita polêmica quando foi lançado, em 1992. Tanto que, quando foi para os consoles sofreu censura tanto no que se refere ao sangue, que mudou de cor para parecer suor, quanto nos Fatalities, que viraram versões menos violentas do game para Arcade. No Super Nintendo não tinha como reverter isso, mas no Mega Drive era possível destravar o conteúdo mais violento usando o código A B A C A B B.


Agora todo mundo sabe que você joga mal


Por falar em código, existe um que é muito famoso no mundo dos games: o Konami Code, que surgiu em 1989, no jogo Gradius. A sequência é cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A.

Na verdade, ele existe por um erro. Um dos desenvolvedores, Kazuhisa Hashimoto, o criou porque achou o jogo Gradius muito difícil pra ele, o que dificultava a realização de testes, então colocou esse segredo (que dava power-ups ao personagem) para facilitar. Só que esqueceu de tirar a opção na hora de lançar o game, o que foi rapidamente descoberto pelos jogadores e se tornou um dos primeiros Cheat Codes presentes em um jogo de console.

Esse código, ou variações dele, tem uma função em praticamente todos os jogos da Konami e ficou tão conhecido que passou a ser usado como uma referência, ou homenagem, em jogos de outras empresas ou até em softwares que nada têm a ver com games.

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