domingo, 19 de fevereiro de 2012

Sonic Generations - RESENHA

Lançamento: último bimestre de 2011.
Plataformas: PS3, XBox 360, Nintendo 3DS e PC.
Usada pelo autor: PC
Nota: 8,0 de 10,0
Onde comprar: http://store.steampowered.com/app/71340/






Criado no início da década de 90, esse porco-espinho azul criado pela Sega foi um grande concorrente do mascote da Nintendo, o Mario, durante toda a era dos 16 bits.

No entanto, ao contrário de como ocorreu com o encanador italiano, a transição para as plataformas 3D não foi feliz pro apressadinho, apesar de seus jogos no já extinto Dreamcast terem feito um sucesso razoável. Desde então, vêm sendo lançados cada vez mais games medíocres, na melhor das hipóteses, que certamente não fazem jus ao potencial que este personagem tão carismático tinha.

A sequência de tentativas infrutíferas de trazer o espinhudo de volta aos holofotes fez com que muitos gamers perdessem a esperança de ver um jogo do Sonic realmente bom.

Até agora...

Fases com gráficos fantásticos, mas extremamente familiares, marcam Sonic Generations

No final de 2011, chegou ao PC e aos consoles "Sonic Generations", um jogo que honestamente me fez ficar de queixo caído.

Os fãs pediram durante anos para que o espinhoso voltasse ao formato antigo de jogos, o que foi atendido com o lançamento de Sonic 4, mas, desta vez, a Sega deu um passo além: trouxe de volta também o Sonic antigo, exatamente como era em sua época de ouro.


Logo no início, já se pode sentir a que veio este game: a música da tela de título original começa a tocar, enquanto o Sonic da década de 90 e o novo olham pra você. Daí pra frente, tudo se move tão rápido que o jogador só volta a ver mais do que vultos e borrões quando termina o jogo.

Nada diz SONIC mais do que um peixe robótico gigante
tentando comer um porco espinho
Cada estágio possui dois atos: um para ser jogado com cada Sonic, e é possível ir e voltar entre eles, a fim de conseguir uma pontuação melhor, um tempo menor, ou achar algum segredo que passou despercebido.


O Sonic clássico é realmente muito parecido com o do Mega Drive. Apesar dos gráficos terem sido muito melhorados daquela época pra cá (e acredite, o jogo faz questão de mostrar isso diversas vezes), os movimentos dele são os já conhecidos salto girando e o giro no chão, que pode ser carregado e usado no tempo certo pra acabar com aquele inimigo que não para de se mexer. E o princípio se mantém o mesmo: há diversos caminhos levando ao final da fase, escolha um e corra. Muito.

Sim, ele se mexe RÁPIDO!
Já o Sonic atual possui muito mais movimentos que seu predecessor, pode usar um Dash que destrói os inimigos, ao invés de girar sobre eles, bem como pode se jogar sobre os monstros durante um pulo, quando a mira estiver travada nele. Também, nas fases com ele temos trechos em que o vemos por trás, como em um jogo de terceira pessoa, saindo do estilo de plataforma 2D a que estamos acostumados, mas é feito de uma maneira que não tira o ritmo do jogo e sim lhe acrescenta mais conteúdo.

O que ambos tem em comum é a velocidade. Eu não sei dizer qual é mais rápido, apenas que ambos me fizeram ficar muito impressionado. A sensação foi a mesma de quando eu tinha 10 anos: eu acelerava ao máximo e só parava quando dava uma barrigada em algum inimigo sem querer e tinha que recolher os anéis antes de ser acertado de novo e morrer. E os gráficos em 3D, que são usados de maneira a deixar tudo muito mais vivo, só tendem a contribuir com essa experiência.

Não é um jogo do Sonic se você não passa por nenhum
looping quebrando a barreira do som
Praticamente todas, se não todas, as fases são referências àquelas dos primeiros jogos, o que os próprios personagens comentam várias vezes durante o jogo. Todas têm um tamanho razoável, com vários caminhos, para que possam ser bem aproveitadas, já que cada uma tem apenas dois atos, um para cada Sonic.

Após cada grupo de fases, vários challenges, ou desafios, são abertos, como o de terminar uma fase com uma certa quantidade de anéis ou de colocar o Knuckles para cavar moedas. Apesar de nem todos serem tão divertidos, isso dá uma boa variedade ao jogo. Também através deles podem ser desbloqueados diversos segredos e extras.


A integração entre o 2D e o 3D foi feita com muito
cuidado e com ótimos resultados
As Esmeraldas do Caos estão de volta mas o meio de obtê-las é muito mais fácil e óbvio do que nos jogos anteriores. Ao invés de procurar, nas fases, a entrada para uma fase especial que, completada, lhe dá uma Esmeralda, elas são obtidas após as lutas com os chefes, tanto aqueles que o jogador encontra a cada número de fases quanto os antigos rivais do Sonic, que fazem uma aparição entre os challenges. Não é um modo ruim de colocá-las no jogo, mas perderam uma ótima oportunidade de colocar aquelas fases ultradifíceis, que deixavam qualquer um louco.

Apenas duas coisas não me agradaram nesse jogo. A primeira é que somente pode se ter um save. Se seu irmão resolver jogar também, ou ele continua seu jogo ou ele começa de novo e apaga tudo o que você já fez. Qualé, Sega, século XXI, computadores com 1Tb de memória, dava pra fazer melhor que isso, né?

Reação apropriada aos controles
Outra coisa, e isso incomoda mais, é que, na hora de passar o jogo do console pro PC os programadores mantiveram os controles como se estivesse sendo usado um joystick. Ao designar as teclas, você não indica qual fará determinada ação, mas sim qual botão do joystick ela representará. Isso atrapalha muito na hora do jogo, porque eu não tenho intenção de decorar "minha tecla S é igual ao botão A, que é o pulo". Eu simplesmente penso: "S é a tecla de pulo". Mas, durante o jogo, em vários momentos o jogador é instruído a apertar algum botão DO CONTROLE. Sério, no meio daquela correria, o cara me manda apertar Y e quer que eu me lembre que o Y dele é o meu W? Não é mais fácil mandar apertar o botão de Pulo, ou de Dash? Me sinto jogando em um emulador. Isso demonstra uma grande negligência por parte da produtora.

Outros personagens também fazem uma aparição
Mesmo assim, Sonic Generations é um jogo imperdível. Todo gamer que viveu a década de 90 tentando pegar todas as Esmeraldas do Caos e virar o Super Sonic, que passou por todos aqueles loopings, fases de água que mais nos matavam afogados do que pelos monstros e chefes robóticos enormes tem a obrigação de experimentá-lo. E aos jogadores mais novos também é muito indicado, trazer gráficos e um toque dos jogos modernos, mas todo o espirito dos jogos antigos, em que para vencer o importante não era melhorar seu personagem, mas sim sua habilidade.

3 comentários:

  1. fala aee manowwwww!!!
    o novo Sonic ainda não tive a oportunidade de jogar mais me lembro bem do antigo para o mega!!!!era o Sonic 2 era muito bom no final era o Sonic de ferro e o robotinic gigante de ferro !!!! saudades!!

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  2. Cara, nem fala. Dessa época, eu lembro do Sonic & Knuckles, que era muito maneiro. E ainda dava pra encaixar ele no Sonic 3, pra misturar os dois jogos. Me deu mó vontade de jogar de novo. Eu curtia muito tentar pegar todas as esmeraldas do Caos.

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  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é msm man ....depois que vc pega todas..... so precisa de 50 moedas e ele virava o super sonic !!!!

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