Desenvolvedor: Sanzaru Games
Publisher: Nunchuck Games
Plataformas: PC
Lançamento: Março de 2008
Nota: 7,5 de 10,0
Onde comprar: Steam - http://store.steampowered.com/app/13000/
Você se considera um bom jogador? Acha que tem o que é necessário para
zerar qualquer game na dificuldade máxima? Conseguiria entrar em um jogo
multiplayer e fazer seus adversários sentirem que deveriam jogar apenas The
Sims? Não? Então temos aqui um game que pode te ajudar nisso.
O jogo todo se passa em um dojo. Você tem um mestre chinês velhinho,
parecido com o Pai Mei, só que menos agressivo. Esse mestre lhe trará 6 tipos
de treinamentos, cada um deles divididos em dois ou mais desafios, todos
responsáveis por testar uma parte da sua habilidade como gamer. Isso tudo em
meio a diversas referências a jogos da Valve, as quais eu sempre fico um tempão
procurando.
No início, você estará na faixa branca e os testes que fará serão bem
simples, só o bastante para pegar o jeito dos controles e entender como
funciona cada teste. Mas, conforme for completando mais desafios e subindo de
faixa, eles se tornam cada vez mais difíceis, de maneira que em determinado
momento serão necessárias muitas e muitas tentativas para passar.
Esse é o mestre que te acompanhará, e... SAI DE CIMA DO MEU COMPANION CUBE, SEU MALVADO!! |
Os treinamentos se dividem em seis categorias: No primeiro, de shuriken,
é necessário acertar os alvos móveis, clicando neles e arrastando o mouse em
seguida. No de hashis, há várias moscas voando, que devem ser capturadas e
colocadas dentro de uma tigela. Há também o de katanas, no qual vários Onis lhe
atacam e o objetivo é descobrir de qual lado virá o ataque, bloqueá-lo e
contra-atacar. Também temos o dos vaga-lumes, que consiste em clicar o botão do
mouse assim que o inseto aparece para pegá-lo. O de nunchaku, que eu considero
o mais difícil, exige que o jogador clique o mouse no momento certo sem parar
de fazer um movimento contínuo em forma do sinal de infinito. E, por fim, no
treino Koi, você deve acompanhar suavemente os peixes com o mouse e pegá-los quando saltarem da água.
Mova o mouse com suavidade, para não espantar os peixes |
Cada uma dessas categorias tem variações que vão sendo desbloqueadas com
o decorrer do jogo e, quando todas tiverem sido devidamente superadas, o passo
seguinte é fazer o teste para mudança de faixa. Este consiste em três desafios
aleatórios, muito mais difíceis que os anteriores, e é preciso se sair bem em
todos para ser aprovado.
Obviamente, esse jogo não fará de você um ninja de verdade, nem te colocará
em primeiro lugar nos leaderboards, mas mesmo assim é bastante divertido. Com o
passar do tempo, você precisará de várias tentativas para passar em cada teste
e ao final seus resultados, que são medidos em milésimos de segundo, melhorarão
muito.
O teste de pegar as moscas com o hashi é meu preferido, me sinto o mestre Miyagi |
Uma coisa que pode ser dita é que o fato de todos os desafios serem
variações dos seis primeiros acaba tornando o jogo repetitivo, mas eu não penso
assim. A cada nova faixa, os testes vão ficando mais difíceis e a graça é
justamente ver até onde você consegue ir. Esse aumento progressivo na
complexidade, para mim, compensa a falta de variedade.
Só o que eu senti que faltou em Ninja Reflex foi algum tipo de desafio
que envolvesse o uso do teclado. Todas as fases, apesar de terem uma
jogabilidade diferente, são jogadas apenas com o mouse. Se incluíssem testes
que usassem o teclado, não só contribuiria para não ficar tão repetitivo como
tornaria o game mais completo.
É sempre recompensador receber uma nova faixa. Aliás, reconhece os óculos? |
Outro modo de jogo é o de meditação. Ele funciona assim: você medita.
Sim, isso mesmo, você fica um tempo com os olhos fechados, meditando, enquanto
o mestre fica te falando sobre coisas que deveriam te acalmar. Agora sério...
alguém REALMENTE já entrou nesse modo sem ser pra conseguir o Achievement? Só o
fato de eu ter pago por um jogo que me manda fechar os olhos já tira qualquer
possibilidade de eu me acalmar. Quem teve essa idéia?
No final das contas, considero NINJA REFLEX: STEAMWORKS EDITION um jogo
divertido para ser jogado sem compromisso, para ver até onde você consegue
chegar. O preço é baixo, o que facilita bastante, e é muito recompensador
conseguir uma nova faixa ou passar de um desafio particularmente difícil.
Considero um bom passatempo, especialmente se você tiver acabado de sair de um
game longo e estiver recuperando o fôlego para o próximo.
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