Gênero: Puzzle
Desenvolvedor: Number None Inc. e Hothead Games, sendo uma criação original de Jonathan Blow.
Plataformas: XBox 360, PC, Mac e PS3
Lançamento: Agosto de 2008, para XBox 360
Nota: 10,0 de 10,0
Onde comprar: PSN, XBox Live, ou pelo Steam: http://store.steampowered.com/app/26800/
Até onde você iria pelo amor? Moveria montanhas? Atravessaria oceanos? viajaria para a Lua? Ou quem sabe.... aprenderia a controlar o tempo, para poder mudar os erros que cometeu no passado?
O protagonista deste jogo fez isso. Tomado pelos arrependimentos e tristeza de um amor que se foi, ele começa a repassar todos os momentos que levaram ao fim de seu relacionamento. E esse é o princípio de que parte um dos melhores jogos independentes da atualidade: BRAID!
A arte de Braid, junto com a música, deixam o jogador ansioso para ver o próximo estágio |
Tim, o personagem principal, namorava a Princesa. No entanto, com o passar do tempo, o relacionamento foi esfriando, eles foram se afastando, até que terminaram por romper. Agora, ele parte em uma jornada em busca de recuperar sua amada. Para isso, tem à sua disposição o controle do tempo, que pode reverter quando quiser. A mecânica utilizada é tão original e variada que faz de Braid um must-have para qualquer gamer.
Nesse ponto, tudo é afetado pelo seu poder de voltar o tempo, menos o chefe. Use isso a seu favor para derrotá-lo |
Cada estágio tem um quebra-cabeça pra montar. E a dificuldade do jogo faz com que cada um pareça uma missão cumprida |
Existem diversos estágios, cada um deles compostos por um certo número de fases, mas também apresentando um aspecto diferente do poder de Tim de controlar o tempo. No início, a volta no tempo será só uma maneira de refazer um pulo errado, mas, conforme os níveis avançam, o jogador terá que se adaptar e aprender a tirar o máximo de cada nova mudança desse dom, a fim de superar todos os obstáculos que surgirem à sua frente.
Essa diferença nos poderes apresentados por Tim traz sempre um novo elemento, uma diversificação muito bem-vinda. Quando você aprende a usar um poder, outro surge e a curva de aprendizado volta pro começo. Em um estágio, aparecem objetos que não são afetados pela sua volta no tempo. Em outro, o tempo avança quando você anda pra direita e volta quando vai pra esquerda. E a cada um o novo poder é mais complexo que o anterior. Boa sorte tentando acompanhar todas as mudanças.
O criador fez questão de mostrar que teve Mario como uma de suas maiores inspirações |
A maneira de jogar também é diferente, uma vez que o jogador não vai simplesmente sair do início da fase para o final, dando bundada em todos os inimigos que aparecem. Pelo contrário, muitas vezes serão necessários vários minutos parado, ou na base da tentativa e erro, procurando um jeito de resolver um puzzle especialmente difícil.
A maior parte da história é contada por esses livros, que juntos formam uma trama que deixa qualquer um de queixo caído |
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